espaço-pequeno partilha de processo Mariana Santos

 

Na Quinta -Feira dia 18 de Abril às 20h Mariana Santos fará uma partilha de seu processo de trabalho desenvolvido aqui no Seu Vicente. Estão todos convidados. Após a apresentação, abriremos uma conversa acerca da proposta.

SINOPSE:

corpo: paisagem irregular 
rodeado de linhas e materiais mais ou menos estáveis, mais ou menos quietos, sóbrios e eternos 
que se faz e se desfaz neles ou com eles
corpo-massa que se move e que vai revelando e escondendo informações de si e do espaço
 
movimentos que não controlo     ou       a indisciplina do corpo       ou        aquilo que acontece sem planear        ou         o inevitável 
 
o inevitável 
que se faz posível no simples tremer de um pé que sai do chão
inevitável
um corpo que se vai fazendo inevitável no seu acontecer
 
a sala: paredes brancas e chão de madeira, pouca luz, eu. eu que já não sou eu, ou que sou outro eu porque:
não falo.
demoro-me no meu caminho.
não estou preocupada em comunicar a partir do meu rosto – este rosto ao qual associamos a identidade do outro;  não há cara agora, há um-corpo-todo.
avanço desistindo da verticalidade e cedo à gravidade e ao meu peso. escolho sentir esse peso nos braços, no peito, numa perna, na cabeça, nas partes que nao têm nome
 
tento uma não hierarquização, tudo junto e separado, arrasto-me entre o pequeno e a massa, demoro-me no micro que se faz urgente
 
o meu corpo que já nem sei se é meu desliza,
 
desliza pelas superficies diversas, e tudo é pele. 
orgão da superfície e do visível, onde as experiências se inscrevem e deixam marcas mais ou menos efémeras; orgão da proximidade e do contacto, das relações íntimas. 
estamos sempre tocando em algo, todo o tempo, toda a nossa vida.
 
observo o rasto que as minhas quatro patas vão deixando, e que depois me ocupo a limpar
 
adopto uma velocidade que não é a minha, coloco a mim própria problemas novos e incomuns; confronto-me com a minha pressa, vontade de fuga e de facilidade, medo do aborrecimento também de quem vê. pequenas frustrações grandes.
 
e vou indo assim entre o chão e as paredes.
mariana santos
Mariana Santos

Comecei os meus estudos em 2008 no Espaço Evoé em Lisboa, onde durante um ano frequentei o curso de Formação de Actores. Entre 2009 e 2012 estudei e trabalhei no c-e-m, seguindo um estágio de formação e acompanhando a F.I.A (Formação Intensiva Acompanhada). Estudei com Sofia Neuparth, Eva Karczag, Peter Michael Dietz e Thierry Bäe, entre outros. Paralelamente, fiz diversos workshops com Joäo Fiadeiro, Helena Katz, Sofia Dias e Vitor Roriz, Ted Stoffer, Martin Kilvady, Sara Ludi, Iñaki Azpillaga, Vera Mantero e Anton Lachky.

Em 2012 inicio um trabalho de investigação de movimento- “Rendez-vous: paisagem e acidente”-, com Inês Ferreira, realizando apresentações na Faculdade de Belas Artes de Lisboa,na Galeria da Boavista e no c-e-m.

No âmbito do Festival Pedras12 integrei a criação “Walking and Talking- práticas similares para lugares diferentes”, apresentada na Praça do Comércio e Largo de São Paulo, junto com Luciana Chieragati, Ibon Salvador, Nuno Torres e Tiago Fernandez.

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

