espaço—pequeno: vídeo-conversa com Domínio Público

Vídeo-conversa com DOMíNIO PUBLICO, Maceio (Brasil).

18 de Fevereiro às 18h  no  Seu Vicente.

Para Fevereiro vamos a continuar com uma serie de sessões de vídeos e conversas que começamos em Janeiro no espaço—pequeno do Seu Vicente acerca do projecto DOMINIO PUBLICO, que está a acontecer nas ruas de Maceió (Alagoas, Brasil) proposta pela Cia. Ltda.

Pensamos em redes comunicativas entre pessoas e lugares e queremos abrir um convite a experimentar um encontro próximo nestas distancias transoceânicas. Ir observando entre cá e lá, lá e cá, o que pode ser um acompanhamento de processos em criação, um espaço para feedback, no fundo uma partilha que potencie redes de entendimentos, fazeres e imaginários entre diferentes contextos, entre as ruas de Maceió e quem lá está em criação e as ruas de Lisboa.

Isto é um experimento em si próprio e queremos convidar quem quiser a experimentar este campo relacional proposto no formato: sessão de vídeo-conversa no espaço—pequeno. Em cada sessão apresentaremos entre 2 e 3 trabalhos em vídeo de 10 minutos de duração aproximadamente, os quais, vão vir acompanhados de algum texto ou gravação que os criadores destes, nos apresentam, para a melhor partilha do que eles estão a gerar. Depois de assistirmos abriremos um espaço de conversa para refletir o que observamos, sentimos, pensamos, o que fica no ar, que atmosferas e movimentos chegam, que afectos se criam, etc. Esta conversa será gravada e partilhada com a Cia. Ltda.

Achamos que é um espaço de interesse para qualquer um, artista ou não, videasta ou não, distraido ou não, e mais, um lugar para trocarmos percepções e ir imaginando possíveis juntos, lá e cá, sem ser tão longe.

Dominio publico: (ENCONTROS) Uma obra de arte já faz uma grande coisa se consegue fazer  encontrar : questionando, crescendo, enfim, fazendo viver o nosso corpo. Por isso esse encontro com pessoas de outras praias, de outros lugares se tornam muito importantes e especiais  para  artistas ou não. E não importa que tipos de encontro consigamos realizar, se hoje podemos nos  encontrar através de mecanismos digitais,  se a a tecnologia e a comunicação nos ajuda a criar elos e relações antes nunca imaginadas… Criar comunidades que ultrapassem a geografia tornou-se vital. Espero saber criar comunicações com as obras que  agora apresentamos a vocês, espero poder criar diálogos  que valham o viver. Agradeço imensamente essa  iniciativa vinda do SEU VICENTE e espero que dessa forma possamos seguir criando: conversas, diálogos, questionamentos, duvidas e danças.

zonas erogenas

A seguir um resumo do projecto Domínio Publico:

O PROJETO DOMÍNIO PÚBLICO  compreende a criação de obras em ampla colaboração.

Aproveitando o grande incremento da produção artística local de obras performáticas
[1] nos últimos anos em Alagoas, fomentado inclusive pela nossa ação artística, a cia.ltda propõe associar-se a diferentes criadores, para a elaboração de dez ações performáticas, oferecendo com esse projeto logística para o intercâmbio, apresentação, documentação e sobretudo o questionamento público das obras geradas dessas colaborações.

 cia.ltda. com esse projeto, deve mapear a produção performática local,  envolvendo-se com diferentes criadores, produzindo com eles ações artísticas, oferecendo amparo logístico, incluindo  documentação das obras e dos processos, e gerando, a partir dessas obras,  discussões, trocas de experiência, diálogos e debates públicos envolvendo pensadores, artistas, público e imprensa. Nossa expectativa é fomentar a participação coletiva na produção artística, deslocando a relação, em certo sentido totalitária, entre o artista que propõe e o espectador que aprecia passivamente a obra de arte, permeabilizando-a com questionamentos éticos, estéticos, sociais, políticos, etc.

 Além disso o projeto propõe a apresentação, difusão e distribuição de vídeos-arte e vídeos-documento gerados pelas ações do projeto, oferecendo e disponibilizando-os gratuitamente a todos os interessados, e em canais da internet.

 Com esse projeto propomos a expansão, fomento, discussão e difusão de obras artísticas afinadas com as questões atuais, conectando artistas, pensadores, imprensa e público em torno da pertinência das produções contemporâneas, relacionadas com o corpo, em todas as suas dimensões.

 
Anúncios

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s