walking and talking — praticas similares para lugares diferentes

O projeto “Walking and Talking: praticas similares para lugares diferentes” é uma criação para espaço urbano do coletivo qualquer, mariana santos, nuno torres e tiago fernandes. Esta investigação iniciou-se em março de 2012 entre as ruas da Mouraria e o Cais do Sodré, tendo-se apresentado uma primeira experiência de comunicação em julho no festival Pedras`12 promovido pelo c.e.m (centro em movimento). Na pratica criamos uma performance que explorava questões da dança, do dizer os espaços-rua/espaços-corpo, do imaginar realidades e deslocar/mobilizar o acontecimento-performance para uma experiência compartilhada entre quem “faz” e quem “vê”.

Para tal, aprofundamos a investigação do falar a dança enquanto esta está a suceder com um dispositivo que tod@s conhecemos, o walkie-talkie. Este, diferentemente de um telemóvel, permite criar redes no espaço com mais de duas pessoas dentro do mesmo marco comunicativo, instaurando um jogo em que os posicionamentos – deslocamentos dos performers e do público transformam o espaço urbano.

A idéia inicial do projeto concretiza-se em um acontecimento-experiência em que tanto os intérpretes como cada integrante do público tem um walkie-talkie a sua disposição. Esta organização particular levanta duas questões centrais: por um lado a mobilidade e intimidade que oferece o walkie-talkie ao observador e por outro a sobreposição de informações que o público recebe enquanto vê uma movimentação e recebe uma leitura (verdadeira ou imaginaria) em tempo real do que está vendo.

O potencial deste trabalho na abertura de metáforas que re-imaginam e re-criam o espaço urbano nos gera a vontade de continuar a estar na rua  investigando desdobramentos da proposta. Perceber como esta pequena plataforma de idéias e praticas continua a abrir espaços nos lugares-bairro-rua, alterando e interferindo no cotidiano a partir da geração de redes sutis que se entrecruzam com as que já estão nos lugares que vamos habitando. Walking and Talking: praticas similares para lugares diferentes, opera no marco da comunicação via walkie talkie e rádio, na criação de lugares e metáforas desde a palavra e na pesquisa atmosférica do espaço sonoro (gravado,reproduzido,alterado). É nessa instância que estão a  emergir desdobramentos como o “WALK and TALK #1”, primeiro deslocamento dessa experiência lisboeta à Bilbao, tanto como a criação de uma peça sonora  para difusão via rádio-arte.

Contudo, o que realmente mobiliza esta equipa de investigação é partilhar rua e criação com os que lá estejam, com uma vontade de gerar maneiras-outras de habitar e viver os espaços-rua, desde o sonho de possíveis comunicações futuras.

Este escrito é também um convite a quem esteja interessado a colaborar, a vir um dia partilhar uma pratica no espaço do Seu Vicente, ou a olhar, perguntar, dizer, mexer. Estar.

Anúncios

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s