apresentação Seu Vicente 2013

Reforçando o caráter investigativo e de abertura de relações que vimos desenvolvendo no Seu Vicente e observando os movimentos e cruzamentos que temos atravessado nesse primeiro ano de existência, a nossa vontade para este novo começo é centrar o projeto na idéia-pratica de colaboração (ções). Quer dizer, os acontecimentos no Seu Vicente Residências Artísticas terão um caráter continuado no ano, estabelecendo diferentes redes colaborativas com: a investigação do coletivo qualquer, o programa de residências—colaborativas e os acontecimentos do “Espaço Pequeno”.

Cremos na conformação de redes horizontais entre criadores de todas as áreas que proponham a criação de linguagens (maneiras de comunicar) como forma de intervenção política e como forma de indefinir e re-definir o que vamos sendo.

Desde este ponto de partida é que queremos abrir as portas para ir experimentando o que pode ser colaboração. Retirar essa idéia-pratica de lugares fechados e estabelecidos e vivenciar, na troca, lugares de investigar-propor-criar-comunicar em conjunto. Considerar as particularidades de cada proposta e trabalhar sem fins a priori, possibilitando talvez espaço de abertura e convivência que priorize o acontecimento, mais que os objetivos.

Para a rua da Boavista e alrededores queremos trazer este tipo de pesquisas, afinando-o no encontro com o bairro e com as pessoas que ca vivem.

Assim, definimos abaixo as linhas gerais desta vontade de colaboração aberta:

Walking and Talking—praticas similares para lugares diferentes: é uma criação para espaço urbano do coletivo qualquer, mariana santos, nuno torres e tiago fernandez. Uma primeira experiência desta pesquisa foi apresentada em julho no festival Pedras´12, em um formato que mexia com dança, dizer os espaços-rua/espaços-corpo, imaginar realidades e deslocar/mobilizar o acontecimento-performance.  Para este ano vamos continuar estando nas ruas do Cais do Sodré, entre o Mercado, a estação de comboios e o largo de São Paulo.

Residências—Colaborativas: nesta abertura das membranas convidamos à colaboração continuada no tempo entre diferentes pessoas (criadores ou não) para propiciar lugares de encontro despropositados que carreguem em si simplesmente a possibilidade de estar e depois de manusear, dizer, escrever, mexer, ouvir, compor…. Entendemos este momento no qual vivemos como um emergir das vontades de gerar novas linguagens para dizermos e mexermos o que nos rodeia. Florescem maneiras que, operando sobre o “real” com palavra, gesto, vídeo, tempo, etc, geram na pratica possíveis “realidades” ao lado das já aceitas. Sonhamos neste ano que o Seu Vicente seja um lugar onde quem queira duvidar, rasgar, propor-se mundos com outros, tenha sempre uma mesa, um café, uma cama, uma hipótese e um acompanhamento.

Espaço—Pequeno: é o lugar dentro, dentro das residências, uma sala vazia, com chão de madeira e cobertores, com a possibilidade de ser transformada em “qualquer” coisa. É o espaço onde no ano passado ajuntamos seminários de filosofia, aberturas de processos e outras atividades. Este será um possível espaço onde cada um que decida começar uma colaboração possa apresentar suas inquietudes, projetos, leituras, praticas e o que possa ser imaginado num espaço pequeno. É o espaço que podemos e queremos compartilhar com quem queira compartilhar.

Anúncios

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s