Seu Vicente e Pedras 2012

“Em 2005 começámos a chamar Pedras d’Água ao trabalho com pessoas e lugares nesta paisagem geográfica e humana que se estende desde a “casa” do c.em, na rua dos fanqueiros, por caminhos percorríveis a pé nos bairros do coração de Lisboa.

Foi no corpo que encontrámos a liquidez das pedras, a importância de atravessar as evidências e continuar caminho mesmo quando aquilo que encontramos nos parece enclausurado em representações estanques. Ver e reconhecer movimento, ver e reconhecer o encontro, a deformação, ouvir o inaudível, sentir o intocável, não agarrar certezas, permanecer móvel, considerar que só se é não sendo, não partir das separações, ouvir como ó corpo é espaço que é corpo também…permitir-se começar, errar, não saber…são algumas das insistências encontradas.

Começámos pela baixa plana, quiosque a quiosque, habitando um espaço público tão desconcertante que de dia é percorrido por milhares de criaturas a grande velocidade e de noite se faz só, deixando apenas alguns corações palpitando nos quintos andares sem elevador, gente mais velha e mais esquecida, lá nos andares altos, ervas a brotar dos beirais, gatos a passear pelas esquinas…e a luz amarelada dos candeeiros na calçada.

Cada ano parece que dá vontade de não esquecer a entrada nesta prática que se tornou cadenciada formando um organismo vivo que pulsa gritante de Janeiro a Julho e recolhe a um metabolismo mais aquietado entre Setembro e Dezembro continuando apenas na vibração de linhas mais de fundo que não conhecem interrupção, o trabalho com os bebés e crianças nas escolas e o acompanhamento dos mais velhotes nas suas casinhas frias. Esse tempo de “hibernação” traz-nos à rua mais solitários, tempo de recolha e de sementeira…tempo em que os laços de afinidade aparecem delicados. Solidão acompanhada.

Cada ano deixamos que apareça um mapa a partir da própria caminhada, fomos até Alfama, Castelo, Graça, Mouraria, Intendente, este ano caminhamos entre a Mouraria e a rua da Boavista, passando pelo rio Tejo, pelo Cais do Sodré, pela rua do Arsenal.

Para começar permitimo-nos fazer fazendo, sem saber o que daqui nascerá. Suspeitamos que em  Julho haverá um encontro onde trazemos ao visível as matérias emergentes deste trabalho …talvez se volte a chamar Festival Pedras d’Água….se assim for será o 7º festival…o Pedras 12.”

Já há um par de meses que começamos a criação coletiva para o Pedras d`Água 2012. Todas as sextas-feiras às 10:00h da manhã iniciamos as “Rota na Rua”, caminho sugerido entre a Mouraria e o Cais do Sodré,  que a cada semana é desenhado por alguém do coletivo de pessoas que  integra, transita, escuta o c.e.m e que é realizado por todos(conjunto de singulares) até às 15h. O Seu Vicente tem aparecido como um dos lugares que encontramos a cada sexta feira.

O convite está aberto a quem quiser acompanhar-nos. Com momentos de parada, trânsito, dança, conversa, a cada dia vivemos a rua como um acontecimento de criação.

Para acompanhar as criações do Pedras 2012 basta aceder ao blog: www.pedras2012.wordpress.com.

Anúncios

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s