Programação Janeiro

“Vertigem”,  23, 24, 25 e 26/01/2012 (10h-15h) , coletivo qualquer: Luciana Chieregati e Ibon Salvador.

 local: c-e-m (centro em movimento) Rua dos fanqueiros 150, 1ºandar.

 Aprofundar sobre o que em uma trajectória de três anos de investigação observamos como processo. Um processo de criação que trabalha no limiar sempre ondulado entre o criar e o comunicar, comunicar criando ou criar comunicação.Vias de submergirmos  em como utilizamos a linguagem e como a linguagem surge em nós, em como desde a dança ou movimento consideramos um corpo relacional em constante diálogo com o que o rodeia e em intimidade com as contradições que o habitam.Sem colocar nesse diálogo nenhum condicionante como a necessidade de transmitir algo específico, mas sim entornar o movimento comunicativo que nasce do gesto cotidiano, das palavras com que nos referimos ao mundo e a nós mesmos.

Bios: ibon salvador atualmente é integrante do coletivo qualquer junto com luciana chieregati com quem faz tres anos vem a aprofundar no cruzamente entre filosofia e danza. No 2010 vao circular a  ultima criaçao deles “Tricksters ou vagabundos, ajudantes ou cartoons” entre brasil, portugal e espanha e dinamizam junto com outros criadores o grupo de estudos Danzar a Teoria. No ultimo ano aprofunda na investigaçao no espaço urbano, particiando da Residencia Entorno em Sao Paulo criando “Estudo sob o Vale de Aiangabau” e  no Largo do Machado em Rio de Janeiro dentro da peza de Dani Lima “coreografia para predios, pedestres e pombos”.      luciana chieregati inicia seu percurso como bailarina aos 15 anos com a técnica de dança moderna de Marta Graham e algumas aulas de dança contemporânea no Estudio Nova Dança em São Paulo. Depois de alguns anos entra para a Universidade Anhembi Morumbi, na qual se gradua em Dança e Movimento em 2007. Esteve também a estudar Filosofia na Universidade de São Paulo. Veio para Lisboa fazer a FIA – Formação Intensiva Acompanhada  em 2007. Em 2008 com ibon salvador criam o Coletivo Qualquer, que pesquisa dança e filosofia e como estas duas formas de conhecimento se conectam. Co-criam a performance “tricksters ou vagabundos, ajudantes ou cartoons”, com a qual estao em digressão.

“Subjetividade, Foucault e Cinema”, 13/01/2012 (17h-21h) – Fábio Zanoni

Nossa hipótese para o próximo encontro é a de que o alargamento do contato com o mundo sensível, por si só, não produz grandes alterações na versão das coisas que habitamos. Uma significativa variação do nosso quadro mental seria antes obtida por uma radical revisão do sistema de captura sensível de que dispomos. Por isso, ao invés da denúncia da mediação e da promessa de que haveria um real à espera para lá do recorte realizado pela imagem, gostaríamos de lançar outra interrogação: seria possível pensar o invisível sem a latência, quer dizer, pensar que o invisível seja ao mesmo tempo não-visível e não-oculto, à moda do filósofo Michel Foucault? O filme exibido será O Garoto de Chaplin.

Bio: Fábio Zanoni, formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, trabalha com questões ligadas ao cinema e ao teatro, em especial a partir das considerações trazidas à baila pelo filósofo francês Michel Foucault.

Apoio: Tapada da Tojeira| AZEITE TOJEIRA

Anúncios

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: