dezembro

“Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs” com Carolina de Nadai
 Dia 7, 4ª feira (19h-21h)
Este encontro propõe apresentar e articular as ideias presentes na pesquisa de mestrado “Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs” num ambiente de criação e produção de arte, que não o académico com o objectivo de partilha e construção dos trânsitos teórico-práticos em dança:
“Diferentes danças coexistem no mundo e todas elas são designs enquanto acontecem, esta é a hipótese aqui lançada. Para dissertar acerca dos modos organizativos da dança, esta pesquisa inclinou-se a uma redução inter-teórica para abarcar os conceitos de dança, design e evolução, bem como utilizou-se de alguns parâmetros sistémicos (da Teoria Geral dos Sistemas), com o objectivo de entender que a dança no seu fazer, configura um design respectivo às interacções produzidas pela estrutura e funcionalidade vigentes em cada singularidade organizativa. Nessa perspectiva corpo e ambiente co-evoluem e co-desenham informações que resultam em designs de dança. Para tanto, foi necessário desmistificar a compreensão hegemónica de design, presente principalmente nos meios de comunicação, com o intuito de perceber que designs são resultantes de modos relacionais estabelecidos entre estrutura e funcionalidade. O objectivo desta pesquisa é possibilitar a percepção de que os mais variados modos organizativos em dança resultam em designs enquanto acontecem, e que designs de dança são contextualizados pelos acordos continuamente construídos entre corpo e ambiente.”
Bio: Carolina De Nadai, formada em dança pela FAP – Faculdade de Artes do Paraná, integrou a cia. Téssera sob a direcção de Rafael Pacheco e Cristiane Wosniak. Foi artista residente bolsista na Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento, Curitiba-PR e criou o solo “DES”. É mestre em Dança pelo Programa de Pós-Graduação em Dança – PPGD, da Universidade Federal da Bahia – UFBA, na qual desenvolveu a pesquisa teórica titulada: “Processos Organizativos em Dança: a singularidade dos designs” tendo como orientadora a Prof.ª Dr.ª Adria              na Bittencourt Machado. Têm interesses em dança contemporânea e seus processos criativos bem como em propostas articuladas pelos ambientes académicos e artísticos.
Gratuito
 Apoio: Tapada da Tojeira| AZEITE TOJEIRA
“Subjetividade, Foucault e Cinema” com Fábio Zanoni
 Dia 14, 4ª feira (17h-21h)
 Por que ainda falamos que somos reprimidos?
 Com o auxílio do filme Gattaca, pretendemos refletir sobre um dos principais conceitos do filósofo francês Michel Foucault, a saber, o conceito de bio-política. Trata-se, em linhas gerais, de auscultar as dinâmicas de governo de si e do outro que estruturam nossa vida cotidiana, a fim de jogar um pouco de luz nos ideais reguladores que se inscrevem nos nossos menores hábitos, gestos e sentimentos, em tudo aquilo que costumamos imaginar como idiossincrático.
Bio: Fábio Zanoni, formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Atualmente, trabalha com questões ligadas ao cinema e ao teatro, em especial a partir das considerações trazidas à baila pelo filósofo francês Michel Foucault.
Investimento: a vontade
Apoio: Tapada da Tojeira| AZEITE TOJEIRA
Anúncios

Sobre seuvicenteresidencias

O coletivo qualquer é formado por Luciana Chieregati(BR) e Ibon Salvador(País Basco). Tem como foco de investigação a dança e como a prática e a teoria caminham na mesma direção, entendendo as diferenciações como possibilidades de novos entendimentos a partir da criação de redes e hibridações. Seu Vicente Residências Artísticas é sua casa, onde são os residentes permanentes e porteiros. Fazem parte da equipa do c-e-m(centro em movimento) que com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, tem como horizonte fazer desse espaço, um lugar de convivências, encontros e compartilhamento de idéias acerca da contemporaneidade, recebendo ali artistas, filósofos, jardineiros, empregados de mesa e quem tiver vontade de pensar relações e estares.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s